Histórico

PROJETO CANTO MÁGICO

 O Projeto tem como foco a prática do Canto Coral com objetivos pedagógicos e sociais.  O Coral Canto Mágico em 2019  completou 25 anos de atividades. Mais de 2 mil crianças já participaram como integrantes do coral. Os ensaios são realizados em Cubatão/SP, sendo atendidas crianças a partir dos 6 anos de idade até adolescentes de 17. As crianças e adolescentes participantes residem na cidade e região.
O objetivo do trabalho é a formação cognitiva, afetiva, estimulando autoconfiança, disciplina, criatividade, desenvolvimento cultural e social, além dos aspectos musicais através do canto, da rítmica, da vivência melódica e da correta utilização da voz. Os participantes tem aulas de Expressão Cênica e Percussão Corporal, ampliando a atuação criativa e artística no trabalho.  
Atende-se diretamente 65 componentes por ano. 
Desde 2007 o trabalho é realizado pela Associação Vozes da Arte que tem atualmente em sua diretoria Sônia Onuki - presidente; Eliana Tavares Guimarães - vice-presidente;  Marina Rodrigues - secretária  e Silene Farias - tesoureira . 
      Em 2018, ampliou-se a área de atuação do Projeto Canto Mágico criando-se a formação de professores em Música e Cênica. Nesta iniciativa se visa a capacitação de profissionais da educação da rede pública e particular, com o objetivo de desenvolver vivências que ampliem a percepção estética da arte, enriquecendo as estratégias didático-pedagógicas, sejam elas no ambiente escolar ou fora dele.
        
         A equipe de atuação no projeto é formada pela coordenadora, professora mestra Sônia Onuki; pela preparadora vocal, professora Patricia Nóbrega; preparadora cênica, professora  Eliana Tavares; regente, professora Juliana Góes; percussão corporal, professor Germano Blume e pelo pianista, professor Robson Martins. 


              
  Histórico e Experiência da Organização

    Foi criado em junho de 1994, com iniciativa e patrocínio da Petrobras/RPBC - Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão. Classificado como um grupo infanto-juvenil é destaque entre os corais da região. Em julho de 1997, a Câmara Municipal de Cubatão lhe concedeu a Medalha “Afonso Schmidt”. Em 2009 a Câmara Municipal de Cubatão concedeu Placa em Homenagem aos 15 Anos de atividades do Coral. No ano de 2014 o Coral completou 20 anos de atividades e em comemoração ao marco foi realizado um encontro entre coralistas e ex-coralistas. Em 2018, foi vencedor do Prêmio Comunidade em Ação, realizado pelo jornal A Tribuna de Santos-SP.
      Em 2019 realizou um grande encontro entre coralistas e ex- coralistas para comemorar os 25 anos, no Bloco Cultural de Cubatão,  onde ocorreram muitas homenagens e a entrega do memorial descritivo ao Arquivo Histórico de Cubatão. Recebeu o patrocínio @Petrobras/ Governo Federal, por 25 anos e apoio do Rotary Clube Cubatão por 12 anos.

Entre as atividades destaca-se a participação em:
Ensaios Abertos  e Festivais;
Apresentações em Mostras de Corais da Região, Capital e Interior;
     Apresentações Didáticas nas Escolas Públicas e Particulares; 
Apresentações em Congressos Científicos e Fóruns;
Espetáculos Cênicos e Temáticos 
Apresentações em unidades de negócios da PETROBRAS 

Possui o blog http://coralcantomagico.blogspot.com/ e a página no Facebook: https://www.facebook.com/coralcantomagico




Atualmente tem apoios da Associação de Engenheiros, Arquitetos  e Técnicos de Cubatão e da Prefeitura Municipal.